Sobre planejar
- bruna94436
- 3 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Enquanto fazia o planejamento estratégico de um cliente, comecei a refletir. Muitas vezes, ao falar em “planejamento”, percebo olhares de nervosismo nos clientes, não por nunca terem feito ou ouvido falar dele, mas, creio eu, por causa da visão pré-concebida de que planejamento é algo muito difícil, complexo, demorado e monótono. Admito que em alguns momentos pode parecer exatamente isso; mas em tantos outros é uma GRANDE CHANCE de olhar para o negócio, enxergar o que funciona e reestruturar o que não deu certo.
Sou uma grande entusiasta do planejamento nas áreas em que atuo: comunicação, marketing e branding. Com essa ferramenta consigo pensar lá na frente e analisar possíveis cenários. Claro que tudo depende de organização, equipe, recursos, segmento etc., mas quando bem utilizado, o planejamento pode ser um grande facilitador, isso é inegável.
Estou lendo um livro de Allan Dib, “O Plano de Marketing de 1 Página”, e algo que ele escreveu (e com o qual concordo 10000%) me chamou a atenção: se médicos seguem um plano de tratamento, pilotos seguem um plano de voo e soldados seguem um plano de operações táticas, por que nós não seguiríamos um planejamento estratégico???

Acredito que, em outros países e culturas, isso seja mais fácil, mas para nós, brasileiros, acostumados ao improviso e no “dar um jeito”, essa ideia parece difícil de assimilar.
É claro que o escopo de planejamento de hoje é totalmente diferente de 10 anos atrás: demandas, necessidades e soluções mudam. Ainda assim, o planejamento continua essencial.
Se você sente preconceito, medo ou qualquer resistência em considerar um planejamento estratégico sugiro: dê uma chance. 2026 já se aproxima. Que tal entrar com tudo? Caso, não se sinta seguro para fazer sozinho peça ajuda, contrate alguém que especialista nisso e não desista!

Conte comigo!


Comentários