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Collabs de luxo

  • bruna94436
  • 1 de jul.
  • 2 min de leitura

Em março deste ano, 2025, tive a alegria de ir para Miami assistir o Miami Open, chegando lá umas das minhas primeiras impressões foi: a quantidade de colaborações entre marcas de luxo e outros setores. Com o olhar de branding que tenho, prestava atenção em cada local que íamos.


As colaborações entre marcas de luxo têm se tornado algo frequente quando pensamos em estratégias de marketing e branding.

Inclusive, trouxe algumas dessas reflexões para os stories do Instagram, veja aqui:


Miami Open - 25 de março de 2025
Miami Open - 25 de março de 2025

 

Miami - 27 de março de 2025
Miami - 27 de março de 2025

As parcerias entre duas ou mais marcas tem como principais pontos: inovação e alcance. Vamos entender um pouco mais?


                No quesito inovação colaborar com uma marca diferente traz “frescor”, um novo olhar e novas linhas de produto e estratégias. Podemos lembrar, por exemplo, da parcerias entre a Louis Vuitton e Supreme em 2017. Era algo que estava "fora de radar", já que a Supreme é uma marca voltada aos jovens e streetwear enquanto a LV, conversa com outro público.


Produto da collab entre Supreme e Louis Vuitton
Produto da collab entre Supreme e Louis Vuitton


                Em relação ao alcance com duas marcas atuando juntas a capilaridade cresce exponencialmente, ou seja, uma marca que talvez não conseguiria atingir um determinado público alcança através da outra. Para ilustrar esse caso temos o exemplo da Dolce & Gabanna com Havaianas, que trouxe um toque de luxo da marca italiana com a tradicional e popular marca brasileira.


Coleção Dolce & Gabanna e Havaianas
Coleção Dolce & Gabanna e Havaianas

                De maneira geral, quando as collabs ocorrem o resultado pode ser excelente para ambas marcas. Porém, um fator, que precisa ser considerado é o risco de saturação. Sabe quando você vê sem parar aquela determinada personalidade ou marca em todos os lugares?! Isso pode ser um risco para imagem. Visto que, o excesso de imagem pode levar a uma perda de identidade da marca, logo os consumidores se sentem “cansados” com aqueles produtos sem propósito e/ou utilidade.

 

 

Estratégias coerentes

Para que as colaborações continuem sendo eficazes, é crucial que elas:


  • Sejam autênticas e alinhadas aos valores das marcas.


  • Ofereçam inovação real e relevância cultural.


  • Evitem a repetição excessiva e o foco apenas no hype. 


 

 

💡 Dica final: Assisti um bom tempo atrás o documentário "Very Ralph (2019) e adoreii! Aborda muito a questão de branding de maneira geral da Ralph Lauren e as colaborações inclusive pessoais dele e o impacto na marca.




 
 
 

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