De uns tempos para cá tenho sentido cada vez mais a necessidade de rituais no meu dia a dia. Deixa eu explicar antes que pensem que sou apenas uma jovem idosa hehe
Com as centenas de demandas, e nem é exagero, é a realidade que tenho, fui sentindo cada vez mais a necessidade de incorporar rotina e rituais. Duas crianças sendo uma bebê já exige uma série de eventos e compromissos organizados e planejados para que as coisas fluam, mas aliando isso ao trabalho, demandas da casa etc fui percebendo que criar rituais me traziam mais segurança e diminuíam a minha ansiedade.
Alguns deles eu já faço há anos, mas não tinha consciência o quanto impactavam a minha vida e como a ausência deles também bagunça o dia.
Não é que eu pense que precisamos ter uma rotina totalmente espartana e regrada até com os segundos, porém é inegável que a rotina e a presença de rituais tornam nosso dia mais fluído e conexo.
A ideia desse texto veio justamente quanto postei nos stories sobre a “ronda”, que eu faço nas segundas-feiras . Para quem não viu segue:
Postado nos Stories do Instagram dia 15/07/2024.
Como eu me interesso por esse tema fui ler sobre e constatei a importância que os rituais possuem na vida do ser humano em diferentes áreas. Por exemplo, a criação de rituais em família e sua importância para o desenvolvimento infantil ou ainda nas próprias religiões a quantidade de ritos que existem.
Enfim, aplicando isso ao meu trabalho vejo diversas contribuições positivas e ganhos obtidos. Percebo uma maior organização, eficiência e pró atividade porque muitas vezes vou além do que o cliente me solicitou ou espera, justamente porque consigo realinhar objetivos.
Obviamente que não sigo de maneira espartana e rígida isso que eu mesma criei para o meu dia a dia, para a minha semana ou mês, mas tento dentro do possível seguir esses rituais que me fazem tão bem.
Se você leu até aqui: muito obrigada!
Instagram: https://www.instagram.com/bruglovato/
Neste link mais informações sobre os rituais familiares: https://www.bobzoom.com.br/rituais-familiares-e-sua-importancia-para-o-desenvolvimento-infantil/
Comments