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Tendências 2025


 

               Mocha Mousse é a cor 2025 definida pela Pantone. Essa é a primeira vez que um tom de marrom foi escolhido e de acordo com a Pantone a cor foi criada para representar o zeitgeist, focando no “desejo por conforto” ou ainda nesse movimento de nos alinharmos com elementos naturais.




                Você sabe o que significa esse termo zeitgeist? É um termo alemão que significa espírito da época ou sinal dos tempos. Resumindo significa o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período.


                Ainda dentro dos conceitos a palavra tendência tem origem do latim, que significa inclinação ou direção. Ou seja, conceito de algo que se inclina em uma direção específica.


Esse termo é a ideia de um movimento em relação a uma mudança, comportamento ou preferência ao longo do tempo que se materializa de diversas formas. De maneira prática, percebemos a tendência quando um comportamento da sociedade segue para uma direção e converge com outros fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais e legais.

Lembrando que cada tendência surge de uma forma e tem uma duração.


                Mas, voltando as tendências para 2025 além da cor já definida pela Pantone, vou abordar aqui algumas de marketing apontadas por especialistas:


*Dinâmicas no lar: após a pandemia de COVID-19, os ambientes passaram a ter outros papeis e essa transformação pede produtos que sejam adaptáveis. Por exemplo, na mesma sala a pessoa trabalha e tem seu momento de relaxamento.


*Comunidade e conexão humana: as pessoas precisam de conexões significativas com isso as empresas têm a oportunidade de facilitar esses encontros que agregarão valor ao público.





*Tradição e inovação: as empresas precisarão aliar inovação e tradição através dos seus produtos e/ou serviços. Já que, os consumidores buscam por um real compromisso com a sustentabilidade, mas também necessitam manter seus valores.





*Inteligência artificial como aliada: a utilização da IA pode ser um trunfo, mas é essencial que a marca também ofereça uma conexão humana.





*CRM: focar na personalização além do nome e ter um sistema que faça a integração dos dados para que a marca tenha uma visão 360 do consumidor.






                Por fim, a experiência do cliente é de total importância e precisa estar na pauta das empresas. Proporcionar ao consumidor além de interações.




Fontes:



Moda & Sociedade, Newsletter Series, T01, EP 02

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